Isabela Motta Ribeiro de Castro
Oficina Pedagógica – Língua Portuguesa
(Alfabetização / 1º ao 5º Ano – Ensino Fundamental I)
Módulo II – Tema e gênero / Epistemologia
Atividade 2
Estação leitura (LDI - página 17)
GALLO, Renata. Por que sapato apertado dá bolha?
O Estado de S. Paulo, 17 maio 2003. Estadinho, p. 3.
Oficina Pedagógica – Língua Portuguesa
(Alfabetização / 1º ao 5º Ano – Ensino Fundamental I)
Módulo II – Tema e gênero / Epistemologia
Atividade 2
Estação leitura (LDI - página 17)
GALLO, Renata. Por que sapato apertado dá bolha?
O Estado de S. Paulo, 17 maio 2003. Estadinho, p. 3.
A atividade analisada “Estação leitura” está no Livro Didático Integrado do Sistema Apostilado Aprende Brasil – 5ª série / 3º volume do Ensino Fundamental.
O texto escolhido “Por que sapato apertado dá bolha?” pertence à área do conhecimento de Língua Portuguesa.
Após a análise da estrutura e informações, classifico o texto - quanto ao gênero - como artigo de curiosidade, destinado aos leitores do jornal “O Estado de S. Paulo” e aos estudantes, pois este texto é veiculado em dois portadores: originalmente no jornal (suplemento – Estadinho) e o fragmento no livro didático.
Para Martín Vivaldi, o artigo é um “escrito, de conteúdo amplo e variado, de forma diversa, na qual se interpreta, julga ou explica um fato ou uma idéia atual, de especial transcendência, segundo a conveniência do articulista”.
O artigo é um gênero jornalístico peculiar à imprensa. Sua expressão não ocorre no rádio e na televisão, pela natureza abstrata que possui. Nos veículos audiovisuais, o papel que cumpre a intelectualidade através dos artigos de jornal é suprida por intermédio da entrevista. (Fonseca, 2009)
O principal objetivo é o de informar sobre a procedência das bolhas, a partir do uso de sapatos e sandálias que apertam a pele, bem como os cuidados que devem ser tomados para tratá-las. Assim, o tema em destaque é a formação de bolhas e o tratamento.
Este artigo é de fácil compreensão para os alunos, pois constitui-se de uma linguagem clara e objetiva, mesmo nos trechos em que aparecem fatos científicos.
Já sabia que calçados apertados provocam ferimentos sobre a pele (bolhas, hematomas) e que a pele de cima da bolha não deve ser tirada, pois evita que haja contaminação. Porém, outras informações eu desconhecia, tal como passar Hipoglós (creme protetor) no local.
As ideias principais, segundo as informações da dermatologista Débora Simis (professora doutora da USP) são: compreender o porquê do surgimento das bolhas, quando se usa calçado apertado; saber diferenciar bolha de hematoma e quais são as melhores formas de tratamento.
Débora enfatiza que determinadas atitudes (puxar a pele e passar mercúrio ou mertiolate) são inadequadas para uma boa cicatrização.
Durante a socialização da atividade em grupo, proposta no segundo encontro e após a devolutiva da primeira atividade, passei a me atentar aos pequenos detalhes, no momento de diferenciar gênero textual de tipo textual.
Anteriormente, classificaria este texto apenas como informativo, porém é algo muito amplo, dizer que é um artigo de curiosidade, após a percepção das características predominantes do texto, torna a classificação mais precisa.
Muito bem Isabela, seu relato está muito bom. Você contemplou os aspectos solicitados na atividade e atingiu as expectativas. Notamos que você fez uma análise minuciosa e pesquisou, por isso cita com bastante propriedade a questão do gênero e temática. Parabéns! Letícia e Adriane
ResponderExcluir