EMEF Vila Thomazina
Prof. Cristian Gomes, Inglês
Atividade 2 - Módulo II – Data: 15/09/2011
No livro integrado, volume 3, na unidade 10 da 7ª série da disciplina de Língua Inglesa, temos uma foto ilustrando o preparo de uma receita culinária de algum prato nutricional, talvez um bolo, ou seja, percebemos pelo título e pela foto que estamos diante da área de conhecimento gastronômico, culinário e nutricional.
A partir desse momento, estamos trabalhando com a tipologia textual injuntiva ou prescritiva, pois ao longo de toda a unidade existirá regras de comportamento de como fazer isso ou aquilo em busca de um objetivo, a presença de verbos no modo imperativo e vários conteúdos gramaticais serão trabalhados, tais como: substantivos contáveis e incontáveis, o uso de expressões de quantidades e outros termos quantitativos.
Para explorar o gênero textual - receita há várias receitas culinárias, textos explicativos das receitas e atividades que motivam e incentivam o aluno a pensar sobre esse gênero textual em sala de aula, pois explicam como fazer um prato culinário e o passo a passo dos ingredientes e também o modo de preparo, ou seja, instruindo o aluno em todos os passos para conseguir o objetivo principal que é o preparo do alimento para consumo.
O exercício proposto na página 15 é excelente porque promove o exercício prescritivo e sequencial da receita para o aluno aprender a fazer em língua estrangeira. Percebemos que as receitas seguem os períodos do dia, ou seja, manhã, tarde e noite e que também estão inseridos no contexto da temática do livro, numa conversação entre Roberta e Mabel.
Essa unidade é preparada para os alunos com o objetivo de compreender além dos conteúdos gramaticais, bem como também, as regras sequenciais e os passos para conseguir alcançar um objetivo, seja ele o preparo de um prato ou talvez algo ainda maior para a vida deles (os alunos).
O tema dessa unidade é ensinar a cozinhar, planejar as finanças e estudar um pouco sobre nutrição e hábitos de alimentação. Outro grande objetivo da unidade é que o aluno está exposto a um grande número de palavras novas com grande valor para a vida cotidiana dele.
Esse tema é muito interessante, porque muitas pessoas amam cozinhar e é um assunto do cotidiano, ou melhor, observamos o preparo de alimentos, doces, salgados e etc.
Esse gênero – receita é veiculada em livros de culinária, rádios e televisão em programas da área e é indicado para todas as pessoas interessadas no assunto.
As ideias principais de uma receita são: ingredientes, modo de preparo e um bom prato para deixar o dia excelente para a pessoa, ou seja, proporcional bem estar pessoal.
Enfim, muitas vezes, inclusive na unidade do livro integrado, temos receitas econômicas, unindo o bom gosto e economia, pois os textos indicam que não é necessário gastar muito dinheiro para alimentar-se bem e de maneira saudável.
Ok Cristian. É isso mesmo, devemos trabalhar com os gêneros numa perspectiva real, ou seja, trazer para a sala de aula assuntos relacionados a vida dos educandos e a partir daí extrair os tópicos mais relacionados a nossa área. Gostaríamos de parabenizá-lo pelo relato, percebemos sua visão prática no trabalho com os gêneros e tipos textuais, o que contribui muito com a socialização do que foi proposto em grupo. Adriane e Letícia
ResponderExcluir