domingo, 28 de agosto de 2011

Módulo 1 - Atividade: 1. Relato. Material de estudo - 1ª unidade do Livro Didático Integrado do Sistema Positivo de Arte - 3º volume

EMEF- Dr. Francisco Monlevade
Professor (a)- Leandra Barbosa Nunes Disciplina - Arte

Módulo 1 - Atividade: 1. Relato. Material de estudo - 1ª unidade do Livro Didático Integrado do Sistema Positivo de Arte - 3º volume

No livro didático integrado do 4º ano de Arte, os eixos (Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita) são explorados de forma concomitante nas diferentes aulas. Esse material proporciona o contato diversificado não só com a linguagens artísticas, mas também com a linguagem escrita presente no ambiente social, criando condições para que as crianças descubram o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse, curiosidade e habilidades necessárias para o uso social desta linguagem.As sequências didáticas do livro didático oferecem condições para que os alunos aprendam a formular questões, diagnosticar e propor soluções reais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidas no aprendizado escolar. Uma das aulas do livro didático do 4º ano “Descobrindo os segredos das Arte” propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.O aluno é estimulado a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas que se encontram no inicio de cada bimestre, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se de gestos (mímicas) quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal; enfim, permitindo, através da leitura do poema, a “brincadeira” com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: parlendas, trava-línguas, quadrinhos, adivinhas e canções.
A linguagem escrita é incentivada quando o educando vivencia um ambiente inteletualmente estimulante, onde observa e explora o espaço com atitude de curiosidade, percebendo-se como sujeito ativo, capaz e transformador. Com uma metodologia dinâmica, a apostila de Arte é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura de história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação; e familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas (ou histórias) de uma notícia de jornal, e viabilizando, por sua vez, a inteligência lingüística ao trabalhar jogos de palavras, poemas, quadrinhos. A apostila positivo consegue promover o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão,partindo desse pressuposto, quando as várias formas de conhecimento são estimuladas, todas as linguagens são sugeridas — a exemplo de leitura simbólica, leituras plásticas, músicas, pinturas, dramatizações, recontos, teatro de fantoches e colagens —, estimulando as diversas inteligências: lingüística, lógico-matemática, espacial, sonoro-musical, cinestésico-corporal, naturalista e interpessoal.Nesse modelo de aprendizagem, os educandos, e todos os sujeitos envolvidos são atores e autores do processo do aprender.

Um comentário:

  1. Parabéns Leandra pela sua familiaridade com o nosso Livro Didático.Você enaltece tudo aquilo que ele veio trazer de abrangedor na nossa disciplina.

    Maddô- Atp Artes

    ResponderExcluir